sábado, 26 de julho de 2008

Idas e Vindas no Comboio


De lá pra cá, tantas idas e vindas por essas estradas de ferro em Portugal! Difícil foi entender, no início, que as viagens resultariam melhor pelo comboio. Acostumada a dirigir pensei que não me habituaria. Gosto de parar nas estradas ao meu belo prazer e no comboio me sentia restrita e achava que ficaria solitária. Mas se por vezes fico solitária (nem tanto pois o meu portátil traz-me o mundo até o meu colo), muitas vezes tenho a Oportunidade de conhecer tanta gente. Gosto de pessoas! Pessoas com quem converso. Pessoas que puxam conversa. Gente que só observo (lógico que também sou observada).

Situações engraçadas acontecem. Até amizades já fiz de tantas vezes que parei nas mesmas estações.

Ontem ao chegar a Santarém, indo para o Ribatejo, entrei no café da estação e a balconista deu um sorriso tão bonito!! Exclamou com tanta alegria um Boa Tarde!! Que não só espantou a mim como chamou a atenção aos que lá estavam. E eu que já não gosto nada, nada, nada de sorrir (brincadeirinha), abri logo o meu melhor sorriso. Ganhei o dia!!! Mais ainda porque ela se lembrava do que eu gostava e não gostava de pedir. E eu pensei que era tão “invisível”! Depois para completar me perguntou como estava Aveiro e se eu estava indo trabalhar nesse fim-de-semana (trabalho de 15/15 dias no Ribatejo). Eu perguntei se ela sabia em que eu trabalhava e ela “sim, és psicóloga”! Caramba! Já conversei com ela há um tempo atrás, mas não sabia que ela estava tão atenta a essas minhas idas e vindas. A senhora é muito simpática e o que nós conversamos com certeza deixou marcas positivas nela. Gosto de vê-la, também. Li num texto no Blogue de um amiga sobre ser visível ou invisível para as pessoas, me lembrei disso nessa situação. Bom isso!, pelo menos em alguns momentos podemos confirmar como não passamos desapercebidos. Comboio, ainda vou passear muito por aí!

5 comentários:

AFT/Brutal Jiu-jitsu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AFT/Brutal Jiu-jitsu disse...

Interessante essa abordagem do invisível. O que representa ser (ou estar) invisível num sentido mais amplo? Eu lembro de um tempo onde nunca estavamos invisiveis ao sair a rua. Sempre a sorrir e a falar com as pessoas. Noto com o passar dos anos, uma perda gradual do contacto entre pessoas, situação essa por vezes exacerbada cá na europa.Cada dia mais optamos por passar despercebidos como forma de se proteger. Mas proteção tras isolamento. Com certeza o simples sorriso e o sonoro bom dia da miúda resultaram simplesmente de uma consequencia do teu sorriso e simpatia 15 dias antes. É como sempre ouvimos os nossos pais dizer: A gente colhe o que planta.
Portanto Linda continue como porta voz da interação, integração e união das pessoas. E baseado no referido exemplo, um simples sorriso e terno olhar fazem estas vezes. Beijos Linda!!!

Anónimo disse...

Qu interessante este texto!
Realmente, podemos dizer que ganhamos o dia, quando nos cruzamos com alguém que nos dá importância e a qyem nos apetece dar atenção.
Eu também tenho feito muitos amigos assim.
E é tão agradável conhecer pessoas que, muitas vezes, não têm nada a ver connosco e que, por isso mesmo, nos abrem novos horizontes!!!

Nina disse...

pois é, é um linda surpresa nos descobrirmos visíveis.
Um bela tarde a sua
um beijo
Neyza

Elisa Almeida disse...

Você nunca passa despercebida, pois é uma doidinha muuuito querida!!!!!
Beijos com saudades, Elisa