quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"Dar a volta por cima"...Demorou mas chegou!!

A imagem foi gentimente fornecida pela amiga Cris, cujo blog está destacado cá pelo link. Obrigadinha Cris pelo empréstimo da Pantera...só espero que ela não coma o Frederico.

"Dar a volta por cima"


E lá estava ele deitado no sofá. Mais um dia se passa e ele com 79 anos se deixando levar pelo dia a dia, se deixando levar pela apatia, se deixando levar pela revolta, pela ira, pelo inconformismo. Aos 55 anos teve um acidente vascular cerebral e ficou incapacitado, tão novo! Não podia mais andar direito. Ficou com um lado do corpo todo paralisado. Incapacitado para se entender como gente. Desmotivado para viver. Não! As netas davam-lhe motivação. Mas elas teimam em ter vida própria! O que fazer? Mas também quem pode ficar sentado no sofá o dia inteiro fazendo companhia ao avô? Avô que teima em não levantar, em não ir ao portão, ou ir a rua. Ia me esquecendo, além das netas havia a cachorrinha, tão graciosa! Ela o motivava a ir todos os dias ao jornaleiro pela manhã. Depois disso voltava e deitava o dia inteirinho no sofá. Amargurado, no tédio! E a esposa guerreira, mulher à moda antiga, suportando tudo. Se desdobrando nos cuidados. Lamentando a situação do marido mas apoiando-o.
Um dia as netas, que teimavam em ter vida própria, decidiram ir estudar para longe….muito longe…tão longe!! Um dia essas netas decidiram enfrentar seus medos e seus objectivos. Mas o que fazer se elas não estavam mais lá? Deitar no sofá!
E o vento mudou! O tempo mudou! Apareceu na casa um aparelho novo. Mudou de moradia o tal aparelho. Era das netas e fora parar na casa do avô. Tinha até nome o tal do aparelho, Frederico. Em homenagem a um ratinho que morava na clínica da mãe. E o tal do Frederico mudou de moradia e foi se instalar na sala do avô. Também tinha outro nome o dito, é um tal de computador, meio desajeitado e também à moda antiga. Afinal as netas tinham ido e deixado o pobre do Frederico no quarto delas, meio que sem dono. Quando esse novo morador foi se instalar na casa do avô aconteceu um rebuliço. A avó nem queria o dito na sala, desarrumaria o ambiente.
O avô reclamou: - Nem pensar! Ele não vai subir para os quartos não!
Todos gelaram! E agora o que fazer com o pobre do Frederico, e agora? Ia acabar no lixo, na rua, o pobre coitado!
O avô reclamou: - vai nada! vai ficar na sala!
Xi!!! O que era isso?
- Ficar na sala? Nem pensar! A avó reclamou de novo! Mas como ela sempre cedeu para ele então o tal morador foi instalado, na sala!
- Como funciona isso para falar com minhas netas? Perguntou o avô.
- Aonde liga isso para falar com a tal internet? Insistiu ele, para espanto de todos.
- E como faço? E como não devo fazer?
Afinal, todos pensaram, isso não vai longe nunca nem escreveu à máquina!
Arrumaram um jeito de ligar o tal ao telefone e estabeleceram uma ligação com as netas. Ele se animou. Queria mais! Acordava de madrugada para ligar e desligar o Frederico e ver se as netas estavam no tal “on-line”. E começou a manejar o “mouse” ou o ratinho do Frederico, como queiram! Destruiu uns 2 ou 3 de tanta força que fazia com eles. O “duplo clic” foi uma dificuldade! E eis que derrepente ia ele pelas ruas com o teclado debaixo do braço para comprar mais um, pois esse “já era”! E voltava as ruas com o ratinho estragado para compra mais um, por que esse “já era”! E voltava aos shoppings para comprar CDs sertanejos para ouvir. E começou a ler jornais na Internet, a ver emails, a ver sites de sexo (kakaka), e a mostrar para a mulher. E passou a receber vírus, e mais vírus. Sim porque isso é básico! E aprendeu a rir das piadas e convidar a mulher para ver com ele as ditas. E passou a falar, sem ajuda, no Messenger e no Skype. Passou a discutir sobre programas com o técnico, que virou frequentador assíduo da casa por tantas falhas no sistema operativo…rssss

Quatro anos se passaram. Hoje ele tem 83 anos e como Jorge Luiz Borges, ainda quer ser feliz.
E o sofá? Alguém sabe do sofá? Alguém tem notícias do sofá? Ah o sofá! Coitadinho dele!

16 comentários:

Elisa Almeida disse...

Linda homenagem ao seu pai, amiga. Um exemplo de vida para aqueles que não encontram mais razão de viver. E viva a tecnologia, e viva a vida!

Fernanda Dias disse...

nooooooossa mãe...isso de me botar pra chorar no meio do horário de expediente...(risos)...tá lindo!
Tenho muito orgulho no vovô! Ele é mesmo um guerreiro! Um guerreiro teimoso por vezes! hehehe Adorei!
Parabéns mais uma vez! Fantástico!
Beijinhos ***

Linda disse...

Eu precisava registar isso! acho que as pessoas não tem noção do valor de tal recurso...a motivação e tudo foi modificando...novos horizontes pra eles se expandiram...vamos ver agora nessa nova etapa...bjs

Rafael disse...

Desculpe a intromissao, quem me apresentou o blog foi a Patricia... e esse texto e digno de publicacao... fantastico, carinhoso e engracado... descubro aqui, depois dessa leitura, que as cronicas que eu lia antigamente perderam a graca!
E para citar Jorge Luiz Borges : ""..aqui tambem, essa desconhecida e ansiosa e breve coisa que e a vida..."
Parabens!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Maeeee!!! amei!!! Parabens! conseguiu resumir todos os sentimentos, que eu tenho ao ver os meus avos! eles realmente sao fantasticos e unicos! te amo por seres essa mae linda e dedicada (tanto como mae, como filha)! AMEI!!!! bjao te amo!!!
P.s.: vc deve saber quem eh esse rafael ai de cima, neh mae?!!! rsrsrs... perdi o namorado... ele ta fascinado pelo teu blog!!! hehehe

Linda disse...

Obrigada Rafael! gostei que me tivesses visitado..só assim somos apresentados...gostei da citação que fizestes...continua me visitando vou gostar muito. .e abraços para ti e para a Paty...obrigadinha filha pelo empréstimo do namorado...eu cuido dele pra ti...rssss

Rafael disse...

Entao Linda... Prazer, hehehe
Ja vinha visitando o seu blog antes, mas a timidez nao me deixou comentar ate o momento...
Visite o meu tambem... eis o link
http://issoemaisnada.blogspot.com/
Abracos!

csa disse...

Não! A Pantera não vai comer o Frederico de certeza absoluta.
Ela nunca faz mal aos meus amigos, nem aos amigos dos meus amigos.
E não quer privar um cavalheiro idoso da sua companhia favorita!!!
Para dizer a verdade, ela até está a começar a "sentir um fraquinho" pelo Frederico!!!

Elisa Almeida disse...

Oi, Linda, Maria Elisa me falou do seu blog; visitei e gostei muito. Emocionei-me com essa postagem. Eu também só me interessei pelo computador quando ela foi estudar nessas lindas e longínquas terras lusitanas! Obrigada pela amizade e
carinho que dedicou a ela. Um grande abraço "carioca" para você. Nadiege

Linda disse...

Fiquei muito feliz hoje por ter achado o teu comentário cá, Nadiege...gostava muito de te conhecer...aliás te conheci um pouco através da filha linda que tens...fico feliz mais ainda que tenhas escrito aqui...gostava que continuasses a me visitar, mesmo que não seja presencialmente, por essa forma virtual...
Ah! já agora...escrevi uma carta nesse blog que é uma conversa de mãe pra filha...fiz pra minha filha que foi morar em Londres....mas acho que de certa forma é um pouco parecida com a situação da vinda da Elisa e a saudades que tivestes dela...depois vá lá ver..bjs

Lucia disse...

Adorei esta história, mas me pareceu tão real...
Beijos!

csa disse...

E quando é que se arranja companhia para a "pantera"?

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

A saudade movimenta nossa vida. Sem ela, o que seria de nós?