terça-feira, 19 de agosto de 2008

Instantes


Homens e mulheres sábios. Uma homenagem a todos os velhos...

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilhas,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente
cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço
no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo...

JORGE LUIZ BORGES , 1986, SUÍÇA.

6 comentários:

csa disse...

Ora aí está um homem inteligente!
Tenho de ler muitas vezes o texto dele e agradecer à minha amiga Lindinha, que o divulgou.
A foto está o máximo!
É bom não perder a capacidade de brincar!

Silvia disse...

Realmente um excelente texto, que nos faz refletir sobre nossas vidas..eu que tive uma educação rígida não foi fácil,mais hoje penso diferente....é um texto que levanta o astral e não se deve deixar de brincar e também levar a vida tão a sério.

Linda disse...

O meu amigo Jorge é muito lindo! sempre que puder mando algo dele...pena que já voou pra longe!! é a vida!
bjs

AFT/Brutal Jiu-jitsu disse...

É realmente bonito e nos leva a imaginar uma outra maneira de viver. Porém, afinal tudo tem "poréns", viver da maneira prevista pelo autor implica em diversas outras reações. Principalmente de quem nos cerca. Até quando nao pensariam que vc enlouqueceu? Pensariam que é um inresponsável? te interpretariam mal? Até quando o nosso sentido de rectidão advém de responsabilidades que assumimos na nossa colectividade? Achei o texto bonito sim mas arcar com a responsabilidade de "viajar mais leve" tem seus preços que no fim da vida é fácil ver! Como ele se refere a "instante" e "agora", entender a essência do que ele disse é mudar o nosso presente, talvez essa sim tenha sido a maior lição que ele deixou!!! O passado já passou!! Beijos Linda!!!

Linda disse...

Eu me detenho mais na parte em que ele diz que devemos ter mais problemas reais do que imagários...sim que é pelos problemas imáginariso que criamos tantas defesas e nos travamos tanto e nos impedimos de ser felizes em pleno....amei teu comentário "Brutal", és "brutal" sem ser, és uma amor!! bjs de quem te gosta muito!

Soninha disse...

Entrei no seu blog por acaso, já não lembro o motivo, mas "fuçando" nele achei a mesma foto que me chamou a atençao para ilustrar um texto sobre envelhecer, o casal de idosos pulando na cama, é muito inspirador...inspirou a nós duas!! um grande beijo, Soninha